Google montou um infográfico que mostra o percurso de uma pesquisa no site, de como uma consulta viaja 1.500 milhas a uma velocidade próxima à da luz para atingir centros de dados diferentes ao redor do mundo como ele classifica seus resultados.
Em um infográfico passado à Mashable, o Google compara a web a um livro com milhões de páginas. O motor de buscas gigante gastou um milhão de horas de computação na construção do índice, que consiste em mais de 100 milhões de gigabytes. Quando você realizar uma pesquisa, os algoritmos do Google iniciam a consulta e viajam centenas de milhões de quilômetros por hora para acertar os centros de dados diferentes e obter resultados relevantes.
"Nós encontramos o caminho mais rápido para o centro de dados mais perto de você porque não queremos ser mais lentos que a velocidade da luz", um porta-voz do Google disse Mashable. "1.500 quilômetros, é um número médio, e pode ser muito menos para você em certos momentos, dependendo do tráfego da web proximidade do centro, os dados e as características que são acionados."
O algoritmo também utiliza mais de 200 sinais, incluindo conteúdo , a URL e o título de uma página web, as palavras em uma página web e qualidade do conteúdo em um site - para decidir quais as páginas que são mais relevantes.
Não só a pesquisa do Google para usuários de bilhões de palavras-chave a cada dia, o motor de busca respondeu 450 bilhões de novas consultas únicas que nunca tinha visto antes. Na verdade, cerca de 16% de buscas diárias do Google é novo.
A empresa tem sido relativamente franco recentemente sobre como funciona uma pesquisa no Google. Em abril, um engenheiro de software do Google cabeça detalhado em um vídeo do YouTube como ele vasculha a web em uma base diária para fornecer resultados mais up-to-date para os usuários.
Para mais informações sobre como funciona uma pesquisa no Google, confira o infográfico abaixo.