Ter autorização, conteúdo personalizado e segmentar são as principais práticas para potencializar o sucesso da sua campanha e o interesse do cliente.
A taxa de abertura resulta do total de contatos que visualizaram a mensagem, dividido pelo número total de e-mails entregues, excluindo os bounces e remoções.
Basicamente, uma taxa de 20% de e-mails abertos significaria: de cada 100 e-mails entregues, vinte foram visualizados.
Spam NÃO, obrigado!
É natural haver aborrecimento ao receber newsletters não solicitados. Em geral, não os lemos, pois são filtrados pelo Outlook, Gmail, Hotmail, Yahoo, etc… Esses aplicativos não pactuam com essa prática.E mesmo quem nunca recebeu spam – praticamente impossível – já deve ter recebido newsletter autorizadas, mas com conteúdo pouco relevante.
Mesmo que inconscientemente, é inevitável fazermos análises para nos levar a optar por esse ou aquele e-mail. Buscamos conteúdos bem feitos e em sintonia com os nossos interesses.
Aspectos importantes
1. Remetente – A reputação da marca é o primeiro fator para influenciar a confiança do subscritor para abrir o e-mail – é essencial utilizar o domínio da marca, exemplo: info@e-goi.com.2. Subject/assunto – Certamente já visualizou e-mails com assuntos com este tipo de abordagem: Aproveite já! – Desconto de x% – Não perca! – MELHORES PROMOÇÕES!!!!
Essa publicidade lhe interessa?
Se for remetido por uma marca de confiança, talvez dê o benefício da dúvida… Mas a verdade é que esta abordagem se constitui cada vez mais como um erro porque já a encaramos ressabiados.
3. Segmentação – É óbvio que segmentar a nossa base de dados nos ajuda a concentrar os nossos esforços nos verdadeiros interessados pelo nosso informe. Enquanto apreciador de futebol gostaria que a newsletter de uma marca de desporto me enviasse exclusivamente conteúdos e ofertas sobre essa modalidade.
Se a marca insistir em mandar material de ciclismo, golfe e natação tudo em um mesmo newsletter, o mais natural será o desinteresse a exclusão, não é verdade?
4. Test & Learn – Infelizmente, não há uma formula mágica de sucesso. Na mesma área de negócio, a forma como reagimos aos newsletters que recebemos pode variar em função dos fatores já referidos. Para ajudar no planejamento e análise, existem ferramentas que permitem automatizar esse teste como os ensaios de campanha ou split testing.
Segue uma análise de diversas áreas de negócio com as respectivas médias:
Imobiliárias
- Taxa média de abertura: 7%
- Variação de 5% – Base de 2% e topo de 12%
- Taxa média de cliques: 14%
- Variação de 5% – Base de 9% e topo de 19%
- Taxa média de abertura: 19%
- Variação de 5% – Base de 14% e topo de 24%
- Taxa média de cliques: 21%
- Variação de 5% – Base de 16% e topo de 26%
- Taxa média de abertura: 13%
- Variação de 7% – Base de 6% e topo de 20%
- Taxa média de cliques: 15%
- Variação de 7% – Base de 8% e topo de 22%
- Taxa média de abertura: 25%
- Variação de 7%, base de 16% e topo de 30%
- Taxa média de cliques: 14%
- Variação de 9%, base de 5% e topo de 23%
- Taxa média de abertura: 24%
- Variação de 5%, base de 19% e topo de 29%
- Taxa média de clique: 19%
- Variação de 5%, base de 14% e topo de 24%
- Taxa média de abertura: 9%
- Variação de 2%, base de 7% e topo de 11%
- Taxa média de clique: 14%
- Variação de 2%, base de 12% e topo de 16%
- Taxa média de abertura: 13%
- Variação de 6%, base de 7% e topo de 19%
- Taxa média de clique: 16%
- Variação de 6%, base de 10% e topo de 22%
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