sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Marketing Digital: Aumente a taxa de abertura do seu e-mail marketing

Ter autorização, conteúdo personalizado e segmentar são as principais práticas para potencializar o sucesso da sua campanha e o interesse do cliente.


 A taxa de abertura resulta do total de contatos que visualizaram a mensagem, dividido pelo número total de e-mails entregues, excluindo os bounces e remoções.
Basicamente, uma taxa de 20% de e-mails abertos significaria: de cada 100 e-mails entregues, vinte foram visualizados.

Spam NÃO, obrigado!

É natural haver aborrecimento ao receber newsletters não solicitados. Em geral, não os lemos, pois são filtrados pelo Outlook, Gmail, Hotmail, Yahoo, etc… Esses aplicativos não pactuam com essa prática.
E mesmo quem nunca recebeu spam – praticamente impossível – já deve ter recebido newsletter autorizadas, mas com conteúdo pouco relevante.
Mesmo que inconscientemente, é inevitável fazermos análises para nos levar a optar por esse ou aquele e-mail. Buscamos conteúdos bem feitos e em sintonia com os nossos interesses.

Aspectos importantes

1. Remetente – A reputação da marca é o primeiro fator para influenciar a confiança do subscritor para abrir o e-mail – é essencial utilizar o domínio da marca, exemplo: info@e-goi.com.

2. Subject/assunto – Certamente já visualizou e-mails com assuntos com este tipo de abordagem: Aproveite já! – Desconto de x% – Não perca! – MELHORES PROMOÇÕES!!!!
Essa publicidade lhe interessa?
Se for remetido por uma marca de confiança, talvez dê o benefício da dúvida… Mas a verdade é que esta abordagem se constitui cada vez mais como um erro porque já a encaramos ressabiados.

3. Segmentação – É óbvio que segmentar a nossa base de dados nos ajuda a concentrar os nossos esforços nos verdadeiros interessados pelo nosso informe. Enquanto apreciador de futebol gostaria que a newsletter de uma marca de desporto me enviasse exclusivamente conteúdos e ofertas sobre essa modalidade.
Se a marca insistir em mandar material de ciclismo, golfe e natação tudo em um mesmo newsletter, o mais natural será o desinteresse a exclusão, não é verdade?

4. Test & Learn – Infelizmente, não há uma formula mágica de sucesso. Na mesma área de negócio, a forma como reagimos aos newsletters que recebemos pode variar em função dos fatores já referidos. Para ajudar no planejamento e análise, existem ferramentas que permitem automatizar esse teste como os ensaios de campanha ou split testing.
Segue uma análise de diversas áreas de negócio com as respectivas médias:

Imobiliárias
  • Taxa média de abertura: 7%
  • Variação de 5% – Base de 2% e topo de 12%
  • Taxa média de cliques: 14%
  • Variação de 5% – Base de 9% e topo de 19%
Alimentação
  • Taxa média de abertura: 19%
  • Variação de 5% – Base de 14% e topo de 24%
  • Taxa média de cliques: 21%
  • Variação de 5% – Base de 16% e topo de 26%
Editoras e Livrarias
  • Taxa média de abertura: 13%
  • Variação de 7% – Base de 6% e topo de 20%
  • Taxa média de cliques: 15%
  • Variação de 7% – Base de 8% e topo de 22%
Bares e Restaurantes
  • Taxa média de abertura: 25%
  • Variação de 7%, base de 16% e topo de 30%
  • Taxa média de cliques: 14%
  • Variação de 9%, base de 5% e topo de 23%
Automóvel
  • Taxa média de abertura: 24%
  • Variação de 5%, base de 19% e topo de 29%
  • Taxa média de clique: 19%
  • Variação de 5%, base de 14% e topo de 24%
Comércio e serviços
  • Taxa média de abertura: 9%
  • Variação de 2%, base de 7% e topo de 11%
  • Taxa média de clique: 14%
  • Variação de 2%, base de 12% e topo de 16%
Meios de comunicação
  • Taxa média de abertura: 13%
  • Variação de 6%, base de 7% e topo de 19%
  • Taxa média de clique: 16%
  • Variação de 6%, base de 10% e topo de 22%
[Webinsider]

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