terça-feira, 8 de novembro de 2011

Marketing Digital: Qual o contexto do profissional de marketing digital no mercado

O profissional de Marketing Digital, atuando em qualquer uma das muitas funções que o mundo digital permite, é uma peça fundamental no novo cenário do mercado mundial.

A rápida expansão do mercado digital nos últimos cinco anos é responsável pelo aumento da demanda por profissionais especializados na área. A alta procura por pessoas qualificadas, no entanto, não tem sido atendida. Sobram oportunidades e falta mão de obra capacitada para responder por um setor que recebe cada vez mais investimentos de marketing.

O digital entra na estratégia das empresas, que aos poucos implementam departamentos exclusivos para ações on-line e oferecem salários que podem variar de R$ 2.000,00 a R$ 17.000,00. O crescimento da procura por profissionais especializados em marketing digital, entretanto, esbarra na ausência de uma formação acadêmica consolidada e na falta de experiência de mercado.

Com o setor aquecido, a tendência é que a procura aumente cada vez mais. "A demanda crescerá. Até 2008, o mercado estava estagnado, crescendo de forma orgânica. Com a explosão das redes sociais, as empresas despertaram para o meio digital.

Investimentos em Marketing Digital crescem a cada ano

A expectativa de expansão ainda maior nos próximos anos é explicada pela alteração observada nos investimentos em marketing digital. Se por um lado o on-line passa a receber mais atenção das marcas, por outro, a verba destinada a canais off-line começa a sentir uma retração. O mercado está em franca expansão no Brasil. Hoje, os investimentos em marketing digital representam cerca de 4%., mas as empresas estão cada vez mais adotando essa estratégia e o dinheiro está migrando rapidamente para o digital.

Segundo dados do Ibope, em 2010, os investimentos em marketing digital cresceram 25% e a expectativa para este ano é que este número seja de 30%. Diante desse cenário surgem carreiras em ascenção. Links patrocinados, ferramentas de buscas, redes sociais e métricas são algumas das oportunidades em voga para aqueles que desejam investir na área. Mas é necessário que os executivos de marketing entendam a importância da integração entre a função desempenhada e o meio digital.

Seja lá qual for a área de atuação do profissional, ele deve conhecer muito de marketing digital, porque todos os canais tradicionais estão sendo influenciados pelo processo de digitalização. Não dá para isolar (o marketing digital) e achar que é algo paralelo.

Demanda não é garantia de contratação

A lacuna observada na procura por profissionais é explicada justamente pelo crescimento rápido e recente do setor. "A situação do mercado digital não é muito diferente da situação da mão de obra para qualquer outro setor que esteja em transformação. Existe defasagem no processo de formação e de tempo de produção de conhecimento. O tempo que se leva para educar uma pessoa é mais lento do que o necessário, em termos de mercado" conta Marcos Felipe Magalhães, diretor de marketing da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional).

Atualmente, o mercado de profissionais de marketing digital está em aquecimento. Existe uma demanda crescente por esses profissionais, porém falta pessoal qualificado, motivo esse pelo qual muitas empresas investem recursos próprios na formação de seus empregados dessa área.

Mas quais são essas empresas? E como se destacar dos demais para entrar nesse mercado?

De forma genérica, podemos segmentar essas empresas de três maneiras:
- Agências de publicidade e/ou consultoria em marketing digital;
- Empresas de web design que ofereçam o serviço de marketing digital;
- Empresas de diversos segmentos que tenham recursos humanos próprios para cuidar do marketing digital.

Todos esses tipos de empresas conhecem a dificuldade de encontrar um profissional experiente no mercado que esteja disponível, contudo valorizam aqueles que possuem algum tipo de formação na área. Portanto ter cursos de SEO, SEM, Google Analytics, especializações em marketing digital, mídias sociais, etc, são fundamentais para chamar a atenção dessas empresas.

O posicionamento dos profissionais de marketing digital pode ser considerado sob a ótica de duas premissas: a experiência e a formação teórica do profissional, formando cinco grupos principais:

Grupo A (pouca experiência e pouca formação teórica): Pessoas com pouca ou nenhuma experiência e formação teórica. Esse grupo tem menos chances de se inserir no mercado. Uma boa forma é investir em formação teórica.
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Grupo B (alguma experiência e alguma formação teórica): Grupo que já está no mercado, normalmente pessoas que tiveram uma oportunidade e aproveitaram para consolidar sua formação teórica. Esse grupo tem grandes chances de crescimento.
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Grupo C (pouca experiência e muita formação teórica): Grupo que investe muito em formação teórica para se inserir no mercado. Esse grupo está mais bem qualificado e possui grandes chances de conquistar a sua oportunidade nessa área.

Grupo D (muita experiência e pouca formação teórica): Grupo que desde cedo conseguiu suas oportunidades nesse mercado, mas seu crescimento foi desproporcional ao investimento em formação teórica. Normalmente empreendedores que abriram suas empresas e hoje estão mais pautados na experiência. Correm o risco de ficarem obsoletos se não se atualizarem.

Grupo E (muita experiência e muita formação teórica): Grupo de elite que possui todas as premissas necessárias para ser considerado um profissional de valor. Trata-se de um grupo bastante restrito que normalmente ocupa cargos gerenciais.

Seja qual for o grupo que você esteja inserido aproveite as oportunidades que crescem neste ramo cada vez mais.

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