quinta-feira, 12 de outubro de 2006

C.R.M: A NOVA DIMENSÃO DO MARKETING

Os impactos causados pelas inovações tecnológicas estão contribuindo para grandes transformações nas relações entre empresas e clientes. A Tecnologia da Informação (T.I), compreendida como a aplicação de elementos de hardware, software, pessoas, infra-estrutura e métodos de forma a captar, armazenar e tratar as informações, está viabilizando a revisão de paradigmas da produção em massa e o tratamento indiferenciado de clientes.As organizações estão abandonando o modelo fordista do “tudo para todos”, que dominou o ambiente empresarial por várias décadas, para priorizar um atendimento mais personalizado (customizado) dos clientes.

Este movimento ou tendência encontrou na sigla C.R.M ou Customer Relationship Management ( Gerenciamento do Relacionamento com Clientes)a sua melhor tradução . O monitoramento do relacionamento dos clientes com as empresas são monitorados, através dos recursos de T.I, especialmente softwares e bancos de dados, para assegurar a fidelidade e novas ofertas de produtos.

Numa perspectiva simples e objetiva, C.R.M pode ser compreendido como uma estratégia de negócio voltada para o atendimento e antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa. Do ponto de vista tecnológico, o C.RM envolve a captura de dados dos clientes, consolidaddos num banco de dados central, onde serão analisados visando gerar as interfaces desejáveis com os clientes. Neste contexto as estratégias de marketing não devem perceber os clientes apenas como alvos de suas campanhas, mas sim como um parceiro, com expectativas e opiniões próprias.

A evolução tecnológica e a cultura digital são realidades irreversíveis. Desta forma o CRM não deve ser percebido apenas como mais um modismo de gestão ou uma nova sigla de T.I. Ele é a nova dimensão do marketing.

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