Emilio Medina, presidente da Clear Channel Brasil,analisa o meio e fala da proposta de expansão da empresa.
A Clear Channel Brasil foi eleita a Empresa de Mídia Exterior do Ano pelo 30º Prêmio Colunistas Paraná e será uma das empresas homenageadas no início de novembro, na cerimônia de entrega de prêmios. É a segunda vez que a multinacional vence a premiação, desde o início de sua atuação no Paraná, em 2003. Com menos de um ano de atuação, a empresa conquistou o Grande Prêmio de Veículo do Ano 2004.
"A Clear Channel, cuja proposta principal é trazer a evolução da mídia exterior para o mercado, já é sinônimo de mídia exterior no Brasil e no mundo. Sem dúvida, um prêmio como este confirma as vantagens e os benefícios que nossos equipamentos podem trazer ao mercado anunciante e à população", afirma o gerente comercial da filial Curitiba, Ubirajara Macedo.No Brasil desde 1999, a Clear Channel iniciou suas operações no Rio de Janeiro, onde venceu a licitação por 20 anos para o Mobiliário Urbano na zona sul e Centro da cidade. Em 2001 a empresa ingressou no mercado de São Paulo com a aquisição da L&C Outdoor e da Publicidade Klimes e, em 2004, ganhou a licitação de Mobiliário Urbano de Curitiba, comercializando atualmente 2.900 faces publicitárias distribuídas por toda a cidade.
Focada em tecnologia e qualidade, a operadora conta com uma equipe de designers que desenvolve novos produtos para mídia exterior, como a Newsstand Media (bancas de jornal), lançada no Rio em 2004, e o Scrolling, estrutura formada por três painéis em seqüência, que além de exibir a hora e a temperatura ambiente, pode conter três mensagens publicitárias diferentes, que mudam simultaneamente. O primeiro Scrolling foi instalado em São Paulo, em abril de 2006.Desde o início deste ano, a empresa passou a se chamar Clear Channel Brasil, englobando em uma mesma organização todas suas operações no Brasil: mobiliário urbano em Curitiba; outdoor e frontlight em São Paulo (capital e interior); mobiliário urbano, newsstand media e relógio no Rio de Janeiro; e o mobiliário urbano e newsstand media em Niterói. Todas as mudanças e lançamentos da empresa são comunicados ao mercado através de materiais criados pela agência curitibana Fuego Comunicação Criativa, que atende a conta nacional da operadora desde que ela se instalou em Curitiba em meados de 2003.
O primeiro trabalho foi juntamente o convite para a festa de lançamento da empresa no mercado curitibano. "Inicialmente, atendíamos apenas a Clear Channel no Rio de Janeiro e em Curitiba. Após a unificação das operações, ocorrida no início deste ano, passamos a atender a Clear Channel Brasil", comenta Ricardo Schrappe, diretor de criação da Fuego.Para falar sobre as propostas da companhia para o mercado brasileiro,
ClickMarket ouviu Emilio Medina, presidente da Clear Channel Brasil. Nesta entrevista exclusiva, ele fala dos novos produtos, das metas da empresa e o potencial da mídia exterior.
Emilio Medina.
"A mídia exterior é um dos últimos formatos democráticos que existem, oqual permite uma concorrência saudávelentre as marcas, com a participação aempresas de grande e pequeno porte. Atualmente, o consumidor está muito maistempo fora de casa e muito mais exposto àpublicidade que antes. Daí a importância dasmarcas poderem contar com um veículocapaz de chamar sua atenção."
ClickMarket – Como o senhor define a atuação da Clear Channel no Brasil?
Emilio Medina – Nossa participação está crescendo desde 2000. Podemos destacar o ingresso em Niterói em 2005 como uma praça a mais a ser comercializada. Além disso, lançamos os Newsstand Media (bancas de jornal) no Rio de Janeiro como um novo produto do portfólio da empresa. Hoje em dia, os Newsstand estão aumentando sua participação e atualmente estão sendo instalados nas cidades de Campinas e Niterói. Já em São Paulo, os Scrolling foram introduzidos com sucesso absoluto entre os anunciantes. O Brasil é um bom mercado por oferecer possibilidades de crescimento, seja em formatos ou praças. A diferença para outros países é que aqui a mídia exterior está em processo de desenvolvimento e profissionalismo, encontrando seu lugar no budget dos anunciantes.
ClickMarket – Quais as principais regiões em que a empresa está presente?
Medina – Hoje, a Clear Channel está presente nas cidades: Rio de Janeiro, Niterói, Curitiba, São Paulo, Campinas, Jundiaí, São José do Rio Preto, Sorocaba, São Carlos, Ribeirão Preto, Americana e Piracicaba, com os seguintes produtos: Mobiliário Urbano, Newsstand Media, Relógios Convencionais, Projeto Orla, Outdoor, Painéis Urbanos e Painéis Rodoviários. Nossos serviços se focam nos profissionais de mídia, planejadores e anunciantes, tendo como opções pesquisas e ferramentas de planejamento voltadas à Mídia Exterior. Exemplo disso são o MapInfo, ferramenta de geoprocessamento que permite avaliar a distribuição da campanha sobre o perfil do mercado; o Datafolha Cidades, software que mensura o impacto da Mídia Exterior no publico alvo; e as pesquisa Adhoc encarregadas de avaliar o recall da Mídia Exterior versus os demais veículos nas cidades onde estamos presentes.
ClickMarket – Há novas possibilidades de mídia exterior que ainda podem ser exploradas?
Medina – A mídia exterior é um dos últimos formatos democráticos que existem, o qual permite uma concorrência saudável entre as marcas, com a participação a empresas de grande e pequeno porte. Possibilidades existem, pois a mídia exterior está em estágio de desenvolvimento. Assim, formatos inovadores têm lugar neste cenário. A razão disto é que atualmente o consumidor está muito mais tempo fora de casa, seja realizando atividades de lazer ou trabalho, além de estar exposto a muito mais opções de publicidade que antes. Daí a importância das marcas poderem contar com um veículo capaz de chamar sua atenção, assim como faz a mídia exterior.
ClickMarket – Qual a avaliação que a Clear Channel faz do mercado de Curitiba?
Medina – Curitiba é um mercado que está crescendo. Nossa operação tem menos de três anos, porém temos registrado um crescimento ano a ano. O objetivo é continuar crescendo e melhorar a nossa participação com outros formatos, algo que sempre está presente na Clear Channel: estender suas possibilidades em cada mercado que participa.
ClickMarket – Quais os objetivos e as metas de crescimento da empresa em médio prazo?
Medina – O nosso objetivo principal é ser a melhor empresa de mídia exterior de Brasil. Por conta disso, as estratégias de crescimento traçadas envolvem mercados e variedade de formatos. Não é porque estamos em uma cidade com mobiliário urbano ou outdoor que vamos deixar de procurar opções. Temos o exemplo de Campinas, cidade onde até este ano trabalhávamos apenas com outdoor e painéis, e agora introduzimos o Newsstand Media.
ClickMarket – Para atingir esse objetivo, quais as ferramentas de marketing que a empresa utiliza?
Medina – Nossa equipe comercial é a nossa principal ferramenta. O profissionalismo da equipe representa o significado da Clear Channel perante o mercado. Para apoiar e manter canais de comunicação abertos, trabalhamos nosso site e materiais de apoio de vendas (brochures, projetos comerciais). Em nosso contínuo contato com o mercado e como estratégia para zelar pelos valores culturais do mercado, temos algumas parcerias para apoiar atividades culturais que tenham os mesmos valores da empresa. Sempre utilizamos esta política como forma de agradar e agradecer aos nossos clientes por sua confiança.
ClickMarket – Por que essas ações são importantes para a Clear Channel?
Medina – A relevância dessas ações é que deixam a nossa marca em evidência frente ao nosso principal público e permitem estabelecer parcerias e melhorar o relacionamento. O apoio ou patrocínio de eventos regionais é muito importante quando dirigidos para o nosso público (agências e anunciantes) porque o mercado está preocupado em adquirir conhecimentos e gosta de eventos com conteúdo. Neste ano, a Clear Channel já patrocinou o Top de Criação em São Paulo e o MaxiMídia SAT no Rio de Janeiro e no Paraná (Curitiba), o ABA Mídia 2006, de São Paulo, e o Seminário Internacional sobre Liderança, com James Hunter.
ClickMarket – O senhor citou que a equipe é a melhor ferramenta da empresa. Como ela é preparada?
Medina – Atualmente, a Clear Channel tem aproximadamente 130 funcionários no Brasil. Todos eles recebem um treinamento básico da empresa sobre a estrutura e o seu funcionamento, depois passam por uma etapa de treinamento técnico com as ferramentas que eles irão trabalhar. Às vezes este treinamento é in house, dependendo do tipo de ferramental utilizado. Nossa equipe comercial é a que recebe um tratamento diferenciado, já que além do treinamento normal, ela passa por uma capacitação em técnicas de vendas, apresentação e oratória e participa de convenções anuais que a empresa realiza na América Latina. A última convenção aconteceu neste ano, em Santiago, no Chile.
ClickMarket – A Clear Channel terá novidades ainda em 2006?
Medina – Ainda neste ano teremos a conclusão do projeto das Newsstand Media em Campinas e, para o próximo ano, o mercado terá noticias sobre nosso crescimento em outras cidades do Brasil.
A Clear Channel Brasil foi eleita a Empresa de Mídia Exterior do Ano pelo 30º Prêmio Colunistas Paraná e será uma das empresas homenageadas no início de novembro, na cerimônia de entrega de prêmios. É a segunda vez que a multinacional vence a premiação, desde o início de sua atuação no Paraná, em 2003. Com menos de um ano de atuação, a empresa conquistou o Grande Prêmio de Veículo do Ano 2004.
"A Clear Channel, cuja proposta principal é trazer a evolução da mídia exterior para o mercado, já é sinônimo de mídia exterior no Brasil e no mundo. Sem dúvida, um prêmio como este confirma as vantagens e os benefícios que nossos equipamentos podem trazer ao mercado anunciante e à população", afirma o gerente comercial da filial Curitiba, Ubirajara Macedo.No Brasil desde 1999, a Clear Channel iniciou suas operações no Rio de Janeiro, onde venceu a licitação por 20 anos para o Mobiliário Urbano na zona sul e Centro da cidade. Em 2001 a empresa ingressou no mercado de São Paulo com a aquisição da L&C Outdoor e da Publicidade Klimes e, em 2004, ganhou a licitação de Mobiliário Urbano de Curitiba, comercializando atualmente 2.900 faces publicitárias distribuídas por toda a cidade.
Focada em tecnologia e qualidade, a operadora conta com uma equipe de designers que desenvolve novos produtos para mídia exterior, como a Newsstand Media (bancas de jornal), lançada no Rio em 2004, e o Scrolling, estrutura formada por três painéis em seqüência, que além de exibir a hora e a temperatura ambiente, pode conter três mensagens publicitárias diferentes, que mudam simultaneamente. O primeiro Scrolling foi instalado em São Paulo, em abril de 2006.Desde o início deste ano, a empresa passou a se chamar Clear Channel Brasil, englobando em uma mesma organização todas suas operações no Brasil: mobiliário urbano em Curitiba; outdoor e frontlight em São Paulo (capital e interior); mobiliário urbano, newsstand media e relógio no Rio de Janeiro; e o mobiliário urbano e newsstand media em Niterói. Todas as mudanças e lançamentos da empresa são comunicados ao mercado através de materiais criados pela agência curitibana Fuego Comunicação Criativa, que atende a conta nacional da operadora desde que ela se instalou em Curitiba em meados de 2003.
O primeiro trabalho foi juntamente o convite para a festa de lançamento da empresa no mercado curitibano. "Inicialmente, atendíamos apenas a Clear Channel no Rio de Janeiro e em Curitiba. Após a unificação das operações, ocorrida no início deste ano, passamos a atender a Clear Channel Brasil", comenta Ricardo Schrappe, diretor de criação da Fuego.Para falar sobre as propostas da companhia para o mercado brasileiro,
ClickMarket ouviu Emilio Medina, presidente da Clear Channel Brasil. Nesta entrevista exclusiva, ele fala dos novos produtos, das metas da empresa e o potencial da mídia exterior.
Emilio Medina.
"A mídia exterior é um dos últimos formatos democráticos que existem, oqual permite uma concorrência saudávelentre as marcas, com a participação aempresas de grande e pequeno porte. Atualmente, o consumidor está muito maistempo fora de casa e muito mais exposto àpublicidade que antes. Daí a importância dasmarcas poderem contar com um veículocapaz de chamar sua atenção."
ClickMarket – Como o senhor define a atuação da Clear Channel no Brasil?
Emilio Medina – Nossa participação está crescendo desde 2000. Podemos destacar o ingresso em Niterói em 2005 como uma praça a mais a ser comercializada. Além disso, lançamos os Newsstand Media (bancas de jornal) no Rio de Janeiro como um novo produto do portfólio da empresa. Hoje em dia, os Newsstand estão aumentando sua participação e atualmente estão sendo instalados nas cidades de Campinas e Niterói. Já em São Paulo, os Scrolling foram introduzidos com sucesso absoluto entre os anunciantes. O Brasil é um bom mercado por oferecer possibilidades de crescimento, seja em formatos ou praças. A diferença para outros países é que aqui a mídia exterior está em processo de desenvolvimento e profissionalismo, encontrando seu lugar no budget dos anunciantes.
ClickMarket – Quais as principais regiões em que a empresa está presente?
Medina – Hoje, a Clear Channel está presente nas cidades: Rio de Janeiro, Niterói, Curitiba, São Paulo, Campinas, Jundiaí, São José do Rio Preto, Sorocaba, São Carlos, Ribeirão Preto, Americana e Piracicaba, com os seguintes produtos: Mobiliário Urbano, Newsstand Media, Relógios Convencionais, Projeto Orla, Outdoor, Painéis Urbanos e Painéis Rodoviários. Nossos serviços se focam nos profissionais de mídia, planejadores e anunciantes, tendo como opções pesquisas e ferramentas de planejamento voltadas à Mídia Exterior. Exemplo disso são o MapInfo, ferramenta de geoprocessamento que permite avaliar a distribuição da campanha sobre o perfil do mercado; o Datafolha Cidades, software que mensura o impacto da Mídia Exterior no publico alvo; e as pesquisa Adhoc encarregadas de avaliar o recall da Mídia Exterior versus os demais veículos nas cidades onde estamos presentes.
ClickMarket – Há novas possibilidades de mídia exterior que ainda podem ser exploradas?
Medina – A mídia exterior é um dos últimos formatos democráticos que existem, o qual permite uma concorrência saudável entre as marcas, com a participação a empresas de grande e pequeno porte. Possibilidades existem, pois a mídia exterior está em estágio de desenvolvimento. Assim, formatos inovadores têm lugar neste cenário. A razão disto é que atualmente o consumidor está muito mais tempo fora de casa, seja realizando atividades de lazer ou trabalho, além de estar exposto a muito mais opções de publicidade que antes. Daí a importância das marcas poderem contar com um veículo capaz de chamar sua atenção, assim como faz a mídia exterior.
ClickMarket – Qual a avaliação que a Clear Channel faz do mercado de Curitiba?
Medina – Curitiba é um mercado que está crescendo. Nossa operação tem menos de três anos, porém temos registrado um crescimento ano a ano. O objetivo é continuar crescendo e melhorar a nossa participação com outros formatos, algo que sempre está presente na Clear Channel: estender suas possibilidades em cada mercado que participa.
ClickMarket – Quais os objetivos e as metas de crescimento da empresa em médio prazo?
Medina – O nosso objetivo principal é ser a melhor empresa de mídia exterior de Brasil. Por conta disso, as estratégias de crescimento traçadas envolvem mercados e variedade de formatos. Não é porque estamos em uma cidade com mobiliário urbano ou outdoor que vamos deixar de procurar opções. Temos o exemplo de Campinas, cidade onde até este ano trabalhávamos apenas com outdoor e painéis, e agora introduzimos o Newsstand Media.
ClickMarket – Para atingir esse objetivo, quais as ferramentas de marketing que a empresa utiliza?
Medina – Nossa equipe comercial é a nossa principal ferramenta. O profissionalismo da equipe representa o significado da Clear Channel perante o mercado. Para apoiar e manter canais de comunicação abertos, trabalhamos nosso site e materiais de apoio de vendas (brochures, projetos comerciais). Em nosso contínuo contato com o mercado e como estratégia para zelar pelos valores culturais do mercado, temos algumas parcerias para apoiar atividades culturais que tenham os mesmos valores da empresa. Sempre utilizamos esta política como forma de agradar e agradecer aos nossos clientes por sua confiança.
ClickMarket – Por que essas ações são importantes para a Clear Channel?
Medina – A relevância dessas ações é que deixam a nossa marca em evidência frente ao nosso principal público e permitem estabelecer parcerias e melhorar o relacionamento. O apoio ou patrocínio de eventos regionais é muito importante quando dirigidos para o nosso público (agências e anunciantes) porque o mercado está preocupado em adquirir conhecimentos e gosta de eventos com conteúdo. Neste ano, a Clear Channel já patrocinou o Top de Criação em São Paulo e o MaxiMídia SAT no Rio de Janeiro e no Paraná (Curitiba), o ABA Mídia 2006, de São Paulo, e o Seminário Internacional sobre Liderança, com James Hunter.
ClickMarket – O senhor citou que a equipe é a melhor ferramenta da empresa. Como ela é preparada?
Medina – Atualmente, a Clear Channel tem aproximadamente 130 funcionários no Brasil. Todos eles recebem um treinamento básico da empresa sobre a estrutura e o seu funcionamento, depois passam por uma etapa de treinamento técnico com as ferramentas que eles irão trabalhar. Às vezes este treinamento é in house, dependendo do tipo de ferramental utilizado. Nossa equipe comercial é a que recebe um tratamento diferenciado, já que além do treinamento normal, ela passa por uma capacitação em técnicas de vendas, apresentação e oratória e participa de convenções anuais que a empresa realiza na América Latina. A última convenção aconteceu neste ano, em Santiago, no Chile.
ClickMarket – A Clear Channel terá novidades ainda em 2006?
Medina – Ainda neste ano teremos a conclusão do projeto das Newsstand Media em Campinas e, para o próximo ano, o mercado terá noticias sobre nosso crescimento em outras cidades do Brasil.
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